3 factores a ter em conta na ventilação de edifícios industriais

Descobre neste artigo os princípios básicos da ventilação para edifícios industriais e outros tipos de edifícios.

Quando falamos da ventilação de um edifício industrialdevem ser tidos em conta vários factores que podem afetar o seu desempenho. Dada a importância de ter um sistema de ventilação ideal num espaço industrial, o estudo e o planeamento prévio de todos os elementos relacionados serão fundamentais.

Antes de passarmos à descrição e discussão de cada um destes factores, temos de compreender como funciona a ventilação dos edifícios industriais:

“O princípio fundamental da ventilação num edifício industrial é que o calor gerado deve ser eliminado através da diferença de temperatura entre o ar fresco que entra no nível inferior e o ar viciado que sai no nível superior”.

Com este conceito em mente, descrevemos agora o que deve ser considerado ao planear um sistema de ventilação estático ou dinâmico ideal .

1) Que atividade será desenvolvida no interior do edifício industrial?

Esta é provavelmente a primeira questão a ser esclarecida, uma vez que o número de renovações de ar por hora deve ser concebido de acordo com as necessidades da indústria no interior, bem como se haverá pessoas ou animais no interior.

Neste sentido, a “Ordenanza General de Seguridad e Higiene en el Trabajo” fala de um mínimo de 6 renovações por hora onde existam trabalhadores. Em função da atividade desenvolvida e com base na experiência tanto do Sindicato de Perfiladores, do Grupo Arcelor como na nossa, criámos uma tabela de recomendações com valores máximos e mínimos que se adaptam a diferentes tipos e construções para além dos edifícios industriais:

Ventilação de edifícios industriais - número de renovações por hora
Número de renovações por tipo de edifício

Se não sabes como atingir o número recomendado de renovações por hora, não te preocupes. A TAS pode ajudar-te com um estudo de ventilação personalizado para escolher o sistema de ventilação para edifícios industriais que melhor se adapte ao teu projeto e que cumpra esta recomendação.

2. Entrada de ar a um nível baixo ou na fachada

O volume de ar que entrará nas instalações através do nível inferior deve ser planeado e estimado. O volume de ar que pode ser trazido do nível inferior determinará o número de trocas de ar por hora que pode ser alcançado.

Para gerir a entrada de ar a um nível baixo, é necessário ter em conta o tamanho das portas do edifício, bem como se estas portas serão mantidas normalmente fechadas ou abertas. No caso de as portas serem normalmente fechadas ou de as suas dimensões não serem suficientes para obter uma ventilação óptima, a instalação de grelhas de ventilação TAS para garantir a entrada de ar fresco.

3) Saída de ar de exaustão através do nível superior ou do telhado

É tão importante planear e estimar o fluxo de ar fresco através do nível baixo como prever o volume de ar viciado que pode ser descarregado através do nível alto ou do telhado. Desta forma, as necessidades reais de ar de exaustão devem ser consideradas para planear o tipo de sistema de ventilação de edifícios industriais mais adequado e o número de ventiladores a utilizar.

A este respeito, existem duas opções principais para a evacuação do ar viciado através do telhado:

Ventilação pontual: é conseguida através da instalação de arejadores ou extractores em diferentes pontos do telhado, cujo funcionamento se baseia na energia eólica (aerador eólico industrial), energia eléctrica (aerador dinâmico ou forçado) ou num sistema híbrido que combina energia eólica e eléctrica (arejador Venturi).

Aerador eólico industrial ventilação de edifícios industriais
Aerador eólico industrial
Aerador Venturi para ventilação de edifícios industriais
Aerador Venturi

Ventilação linear: é conseguida através de ventiladores lineares (AIR-TAS) instalados na parte mais alta do telhado, ou cumeeira. Estes ventiladores ou ventiladores lineares são instalados sobre buracos ou cavidades feitas no próprio telhado e são concebidos para evacuar constantemente o ar viciado da diferença de pressão.

ventilador estático linear para a ventilação de edifícios industriais
Arejador linear estático
Arejador linear estático para a ventilação interior de edifícios industriais
Arejador linear estático a partir do interior

Esperamos ter-te ajudado com este post sobre a ventilação dos edifícios industriais e dos edifícios em geral. Não hesites em contactar-nos em se tiveres um projeto de ventilação de um edifício industrial ou se precisares de ajuda com o nosso estudo personalizado de ventilação de um edifício industrial.

Scroll to Top