Como conseguir um circuito de ventilação para um edifício industrial.
A ventilação de um edifício industrial pode, naturalmente, ser resolvida de diferentes formas. Neste artigo, vamos falar sobre como ventilar um edifício industrial gerando um circuito de ventilação estática. A ventilação estática é aquela que permite o fluxo constante de ar de forma sustentável, uma vez que não gera custos de consumo ou manutenção.
Para facilitar a compreensão do que consiste a ventilação de um edifício industrial, tentaremos defini-la de forma clara e concisa: trata-se de criar um circuito que prevê a entrada de ar renovado pelo nível inferior do edifício e a saída de ar viciado pelo nível superior do edifício, que funcionará graças à diferença de pressão atmosférica.
Mas o que é a pressão atmosférica?
É um conceito que, sem dúvida, te é familiar. Basicamente, é o efeito natural que faz com que o ar fresco e frio fique na parte inferior, empurrando o ar mais quente e viciado para o topo do edifício industrial.

Até aqui tudo bem, mas agora deves estar a pensar como podemos ajudar-te a criar este circuito de ventilação para um edifício industrial. É muito fácil; continua a ler e vais descobrir em breve.
Grelhas de ventilação para edifícios industriais
As grelhas de ventilação da fachada são uma solução popular em termos de ventilação estática, pois permitem a entrada de ar fresco na fachada 24 horas por dia, 7 dias por semana. Na TAS, fabricamos estas grandes grelhas à medida e em materiais como o aço ou o alumínio.
É muito importante ter em conta que esta solução dificilmente será eficaz se não for combinada com uma solução complementar que ajude a gerar o circuito de ventilação, expulsando o ar viciado pela parte superior ou cumeeira do edifício industrial.
Apresentamos a seguir algumas destas soluções complementares para evacuar o ar viciado através do telhado.
Arejador linear estático para a ventilação de um edifício industrial
O arejador linear estático é uma das soluções mais procuradas devido ao seu custo acessível, durabilidade, baixa manutenção, consumo zero de energia e fácil instalação.
Não nos vamos debruçar sobre esta solução, uma vez que já existe uma entrada inteiramente dedicada a este tipo de arejador.

Extrator de vento e extrator de vento industrial
Trata-se de duas soluções muito semelhantes que são aplicadas em função das necessidades de ventilação do edifício industrial em questão. O exaustor ou arejador é fabricado com um diâmetro de garganta de 150 mm a 350 mm em aço galvanizado, pré-lacado ou inoxidável.
O extrator eólico industrial, por outro lado, foi concebido para grandes áreas onde é necessário extrair uma grande quantidade de ar. Se quiseres saber mais sobre esta solução, lê mais aqui.
Arejador Venturi e arejador forçado
Para além da ventilação estática, a TAS trabalha também com circuitos de ventilação dinâmica. Este tipo de ventilação é motorizado graças à energia eléctrica que gera a extração do ar viciado, independentemente da eficiência do circuito existente.
Para estes casos, é possível utilizar o Aerador Venturi, que permite um circuito de ventilação constante, uma vez que funciona com e sem motor, ou o Aerador Forçado, que só funciona quando o seu motor é ativado. Existem diferentes opções em termos de tamanho e potência para estas duas soluções.
Especialistas em ventilação de edifícios industriais
Na TAS, fabricamos este tipo de soluções para a ventilação de edifícios industriais há mais de 15 anos e podemos aconselhar-te para obter a melhor solução. Se precisares de informações adicionais ou de conselhos para determinar as necessidades de ventilação de um edifício industrial, não hesites em contactar-nos em para receber a melhor solução.